CESP fará teste de redução de vazão em Jupiá nos dias 10 e 11 de outubro



usina-jupiaA CESP – Companhia Energética de São Paulo vai realizar nos dias 10 e 11 de outubro testes de redução de vazão mínima a jusante da Usina Engenheiro Souza Dias (Jupiá), conforme autorizações obtidas na Agência Nacional de Águas – ANA e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. A água economizada com a redução das vazões deverá ficar armazenada nos reservatórios a montante, atenuando a redução de seus níveis.
Essa operação atende a política do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que está adotando medidas que objetivam minimizar os impactos negativos que as baixas afluências registradas neste ano nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste estão trazendo para a geração de energia elétrica. Foi dentro desse contexto que o ONS solicitou à CESP a realização de testes de redução de vazão a jusante da Usina Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), na primeira fase, e, agora, na Usina Jupiá. O objetivo dos testes é minimizar o desestoque de armazenamento nos reservatórios, proporcionando segurança para o atendimento eletroenergético do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Monitoramento

A vazão a jusante da Usina Jupiá será reduzida dos atuais 3.700 m³/s para até 2.500 m³/s. A cada hora serão reduzidos 100 m³/s, entre 8 h e 14 horas, durante os dois dias do teste. Equipes especializadas farão o monitoramento de um trecho de 20 km do rio Paraná a jusante de Jupiá, área de influência do teste. No período da tarde haverá a estabilização das vazões e a avaliação dos dados levantados durante o monitoramento.
A fase seguinte só será realizada após a análise e confirmação das condições favoráveis de jusante. Caso as equipes constatem impactos aos usos múltiplos ou ao meio ambiente, os órgãos gestores dos recursos hídricos e do meio ambiente serão avisados e poderá haver a suspensão imediata da redução de vazão e reversão ao patamar anterior.

Informações

A realização dos testes está sendo divulgada para os órgãos de imprensa da região e para os órgãos gestores, usuários dos recursos hídricos e população em geral. Os moradores poderão obter informações também pelo serviço de atendimento 24 horas da CESP, que atende pelo telefone 0800-647 9001. As informações, que são de utilidade pública, ficarão disponíveis no site da CESP.
As comunidades do Beira Rio e do Jupiazinho, que se localizam em áreas que podem ser mais impactadas pelo teste, vão receber filipetas com informações da operação. A entrega será feita pela equipe de educação ambiental da CESP.