Julho



Convocação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA (clique aqui)


Data da Ação:05/07/2017.
Ação no Programa Município Verde Azul prevista no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Atendimento a Diretiva Resíduos Sólidos.
Coleta de Resíduos Pneumáticos.


Data da Ação:03 á 07/07/2017.
Ação no Programa Município Verde Azul em Atendimento a Diretiva Arborização Urbana.
Poda de Árvores no Município.


Data da Ação: 15/07/2017.
Ação no Programa Município Verde Azul em Atendimento a Diretiva Uso do Solo Pró Atividade esta ação foi desenvolvida com os resíduos finais de construção civil onde foi usado para a recuperação e manutenção de estradas do Município.


Data da Ação:17/07/2017.
Ação no Programa Município Verde Azul em atendimento a Diretiva Esgoto Tratado.
Coleta de Óleo Usado.


Data da Ação: 18/07/2017.
Ação no Programa Município Verde Azul em atendimento a Diretiva Resíduo Sólidos.
Catador Autônomo: Coleta Seletiva.


Data 24/07/2017.
Ação no Programa Município Verde Azul de Educação Ambiental com foco em Queimada Urbana em Atendimento a Diretiva Qualidade do Ar.


Data da Ação:27/07/2017.
Ação no Programa Verde Azul que incentive a substituição de combustíveis fosseis por renováveis no município em Atendimento a Diretiva Qualidade do Ar.


Data da Ação:27/07/2017.
Ação no Programa Município Verde Azul em atendimento a Diretiva Resíduos Sólidos.
Uso de material reciclável para a confecção de instrumentos musicais.


Data:31/07/2017.
Ação no Programa Município  Verde Azul que promova o uso racional da água em Atendimento a Diretiva Gestão das Águas.


Santa Clara d´Oeste recebe a Pré-Certificação do Programa Município Verde Azul e pode pleitear verbas para aumentar ações de preservação ambiental ao todo foram 606 cidades paulistas que pleitearam participação do Programa Município Verde Azul, contudo, apenas 129 Municípios saíram Pré-Certificados na primeira Etapa cujos resultados foram divulgados no último dia 08 de Junho na cidade de Mogi das Cruzes.

O programa existe desde 2007 objetiva medir e apoiar ações de gestão ambiental praticadas pelas cidades. A intenção é que políticas públicas para a preservação sejam elaboradas de modo a melhorar a forma como os municípios lidam com o ecossistema presente em seu território. Esta foi a primeira fase , a de definição das pré-certificações e os municípios foram avaliados a partir de 10 Diretivas como o nível de esgoto tratado, a gestão das águas, destinação dos resíduos sólidos, cidade sustentável, arborização urbana, educação ambiental, estrutura e educação ambiental ,conselho ambiental, biodiversidade, qualidade do ar e uso do solo.

Para a consecução do seu objetivo o Programa oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e tal ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré- estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Para o Prefeito Wair é importante esta pré-certificação pois mostra que sua administração esta no caminho certo agradece a todos os Departamentos e Secretarias envolvidos com o desenvolvimento das ações do Programa e reforça que não esta apenas na luta pelo ranking que isso não é o mais importante , mas sim, a qualidade de vida de nossa população mas que ele e sua equipe estará se empenhando para manter ou até melhorar a posição no ranking.


Participação do Programa Verde Azul no  IV Arraial com distribuição de mudas nativas

 


Reunião em Rubinéia com o Coordenador do Programa Município Verde Azul José Walter

 


Participação do Interlocutor José Henriques na capacitação do Programa município Verde Azul em Salto